Léo Marinho
Sou apaixonado por assuntos tecnológicos. Trabalho com produções audiovisuais e com marketing.

Emojis – Os personagens por imagem que conquistaram o mundo digital

O que são os emojis? De onde surgiu? Quem inventou? Isso que iremos descobrir neste artigo.

Ola Blodigueiros(as)!
Sejam bem vindos(as) ao nosso blog digital.
Usamos sempre um emoji para expressar os nossos sentimentos quando estamos conversando por mensagem de texto, isso ajuda o destinatário saber qual é a expressão facial do remetente ao enviar uma mensagem. Mas você já se perguntou quem foi o gênio que criou os emojis? Afinal, eles são nossos personagens de imagens para expressar emoções; isso mesmo, a palavra emoji significa personagem por imagem [E = Imagem + MOJI = Personagem], sua origem foi na terra do anime, os otakus conhecem muito bem, se você disse Japão, acertou de primeira. Nossos queridinhos emojis foram criados no japão na década de 90 pelo designer de interface de 25 anos Shigetaka Kurita, precisamente em 1999. Na época ele trabalhava para a empresa de telefonia NTT DOCOMO.

Como surgiu o emoji?

Então, tudo começou com o surgimento dos pagers que aqui no Brasil era conhecido como bip, era um aparelho de envio de mensagens de textos curtas; a telecomunicação era feita através de ondas de rádios.

O pager rapidamente ganharam fama e logo se expandiu; afinal, ter um aparelho que você poderia se comunicar com alguém mesmo estando na rua ou viajando era algo que sem dúvidas se tornaria uma febre principalmente entre os adolescentes. E  foi  exatamente isso que aconteceu. Ele era o meio de comunicação mais usado na década e foi a partir daí que o Shigetaka Kurita teve a grande ideia de criar personagens que expressassem nossas emoções na própria mensagem enviada, sua intenção era ter uma forma de expressa-las de uma maneira sem ser por palavras, então ele criou seu primeiro emoji que foi um coração. A empresa NTT DOCOMO passou a enviar mensagens para seus clientes com esse coração que os deixaram apaixonados com a ideia. 
Na época ele chegou a criar 176 figuras em caracteres com tamanho padrão de 12×12 píxeis em apenas 3 kilobytes baseados em desenhos que ele fez a mão.

Desde então, os emojis se espalharam pelo mundo com imagens personalizadas de acordo com os costumes e cultura de cada país. Além disso, muitos são considerados universais. Por um tempo, os emojis ficaram limitados no Japão e outras empresas de telefonia copiaram os pictogramas de Shigetaka Kurita.
Mas somente em 2010 que os emojis foram incorporados ao unicode (um padrão em softwares de código de texto usado pelos governos), mas só em 2012 que eles se tornaram um sucesso mundial. E atualmente são 2.789 emojis cadastrado no unicode.

Conheça agora o significado de algumas expressões: 

Assista ao video clicando aqui 

E para finalizar iremos falar de um emoji que aqui no ocidente pode ser de expressão negativa, mas lá no oriente ele é ao contrário, é um emoji bem positivo e muito usado para SORTE. Estou falando do emoji das fezes alegre. Ele não foi criado por Shigetaka Kurita, mas ele queria tê-lo criado, mas na época a empresa NTT DOCOMO não achava uma boa ideia.

E para você? O que significava esse emoji? Deixe nos comentários abaixo a sua resposta.

Agora você sabe o significado de cada expressão dos emojis e pode usá-los sem erro para expressar aquela emoção que está sentindo no momento daquela conversa por texto com amigos, família, colegas de trabalho e etc.

Assista ao video sobre os emojis no canal Blodigi.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.