Léo Marinho
Sou apaixonado por assuntos tecnológicos. Trabalho com produções audiovisuais e com marketing.

#3 – Dicas ⭐⭐⭐ estrelas: Desativando a coleta de dados pelo Google e Facebook

Olá blodigueiros!

No artigo anterior abordei o tema sobre a proteção e a segurança dos dados pessoais, como é importante cuidarmos deles. Se você ainda não leu, clique aí no link abaixo e dê uma conferida lá.

Bora dar continuidade?Para aumentar a segurança dos dados no seu smartphone e na internet, deixarei algumas dicas importantes para privar as gigantes Google e Facebook de ficarem coletando seus dados sem seu conhecimento.

1° Deixe desativado o recurso de localização e ative quando for usar o recurso. Toda vez que você for instalar um app que pede acesso à localização e que realmente você precise dele com esse objetivo, só dê permissão para o app usá-lo quando o mesmo estiver aberto, ou seja, durante o uso do app e não durante o tempo todo; aparecerá essas opções quando você for instalar, caso prefira alterar depois, vá ao menu configurações, procure por apps instalados e depois verifique as permissões e altere.

2° Leia os temos antes de aceitá-lo e procure ver quais dados são coletados e com quem são compartilhados.

Se você não quer que o Google e Facebook saibam tudo o que você faz no celular e online, tem como restringir essa coleta.

Google: 

Abra o App Google, aquele App que tem o ícone de um G;

Clique na sua foto e abaixo da foto estará escrito Gerenciar sua conta do Google;

Clique nele e vá à opção Privacidade e personalização;

E depois vá em Controles de atividade.

Ali você encontrará tudo que está ativado (Atividade na web e de appshistórico de localizaçãohistórico do YouTube) só escolher os serviços e desativá-los.

Na opção Gerenciar Atividade, você terá acesso à linha do tempo com tudo que você pesquisouleuassistiu e os apps que usou, tudo com data e hora. Clique e dê uma navegada para você ter ideia de tudo que o Google coleta sobre você. Você pode desativar e ainda excluir todos os dados armazenados.

Na opção Anúncios você pode deixá-lo ativado para te mostrar anúncios sempre baseado naquilo que você autorizou coletar ou desativá-lo, caso opte por desativá-lo saiba que isso não impede deles aparecerem, eles continuarão aparecendo só não irão te mostrar mais anúncios relevantes, ou melhor, não te mostrarão assuntos do seu interesse.

Facebook:

Vá em menu, depois em Configurações e privacidade; Clique em Configurações,

Depois vá em Atividades Fora do Facebook;

Em seguida escolha Gerenciar sua Atividade Fora do Facebook;

Abrirá uma página com todos os Apps que compartilha informações com a plataforma, caso você queira impedir essa coleta, apenas clique em desconectar histórico.

 Abrirá outra página de confirmação, e você apenas confirma clicando logo abaixo em Desconectar histórico

Pronto o histórico foi apagado. Isso só exclui os históricos, os dados continuarão sendo coletados.
 Agora vamos configurar para impedir que ele colete dados futuros.

Volte no menu principal e clique na opção Atividade Fora do Facebook;

Depois clique em Mais opções e depois em Gerenciar Atividade Futura;

Na aba seguinte estará ativado o recurso, clique no interruptor e desative a opção Atividade fora do Facebook futura.

Obs.: Essa desativação também impede de usar o Facebook para logar em outros Apps, mas se você não quer que o Facebook saiba tanto sobre suas atividades, não o use para logar em Apps de terceiros, crie uma conta com e-mail e senha, é muito mais seguro. 

E se você quer usar um mecanismo de busca que não te rastreie como o Google, indicarei o DUCKDUCKGO.

Esse mecanismo tem como foco a privacidade e não coleta nenhum dado do usuário. E ele é 100% seguro e confiável, existe a extensão para o navegador Chrome no computador e também o App para Android e IOS. Espero que esse artigo tenha te ajudado a ter mais controle dos seus dados e a manter sua privacidade, deixe seu comentário e sugestões logo abaixo e compartilhe.
Até a próxima.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *